Conhecer o cliente é fundamental, porém não basta apenas saber quem compra ou está disposto a comprar seus produtos ou serviços. É preciso saber mais: saber como é o seu cliente e como ele decide comprar aquilo que você quer vender.
Você precisa conhecer exatamente o alvo a ser acertado para não ficar atirando a esmo. Esse alvo é o cliente. É indispensável saber onde ele está e quais são as suas características (idade, sexo, condição socioeconômica, endereço, como pode ser localizado, qual é a mídia adequada para influenciá-lo…), mas é mais importante ainda conhecer suas necessidades, expectativas e padrões de comportamento.
Muitas empresas gastam rios de dinheiro em pesquisas de mercado e pesquisas de comportamento do consumidor para saber exatamente o que o cliente quer, como ele pensa, decide e compra quando se trata de um produto. Entretanto, quando se trata de serviço (médico, odontológico, legal, bancário, financeiro, contábil, etc), é preciso saber exatamente como o cliente decide procurar um médico, um dentista, um advogado ou um contador.
Você precisa se colocar sempre no lugar do seu cliente e tentar pensar como ele pensa. Melhore a empatia. Saia da toca e assuma o papel de seu cliente. Use-o como o seu paramento. Aja como você acha que ele agiria frente ao seu produto ou serviço.
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Fonte: Livro “Administração para não administradores”, Idalberto Chiavenato.
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